Marketing Multinível – Origem, evolução e história

A história do Marketing Multinível é parte da história das vendas diretas.

Venda direta é a comercialização de produtos entre fabricantes e consumidores de modo que exista apenas um intermediário, o distribuidor, o qual ganhará comissões por cada venda realizada.

A intermediação entre compras e vendas existe a séculos e evoluiu ao longo do tempo junto com com as sociedades humanas, seus hábitos e costumes. Nesse cenário surgiram novos modelos de negócios voltados uma maior eficiência e melhor lucratividade, o modelo de marketing de rede ou marketing multinível nasceu justamente dessa necessidade.

Para contar a historia do Marketing Multinível, vamos voltar no tempo, mais precisamente ao final do século XIX, quando a venda direta começou a  crescer como prática comercial nos Estados Unidos da América e surgiu a Associação de Vendas Diretas Americana (DSA em inglês).

1. Início das vendas diretas modernas

brownie wise, networker factory, historia da venda direta, historia do multinivel, como surgiu o multinivel, california perfume company, inicios do multinivel, evolucão do multinivel, historia do network marketing
David H. MacConnel, fundador da California Perfume Co.

No final do século XIX, quase meio século antes do primeiro esboço do Network Marketing, David H. MacConnel ganhava a vida vendendo livros de porta em porta. Para incentivar seus clientes  a comprar livros novos, David começou a dar de presente um frasco de perfume aos clientes que repetissem a compra.

Com o passar do tempo David percebeu que muitos dos seus clientes, principalmente as mulheres, se interessavam mais pelos perfumes que pelos livros, aproveitando o potencial do negócio ele fundou em 1886 a California Perfume Company e sua primeira distribuidora foi uma de suas clientes, uma senhora de Winchester, New Hampshire chamada P.E.E Albeee.

networker factory, história de vendas diretas, a história de vários níveis, a partir de vários níveis surgiu, California Perfume Company, evolução multinível início da história de marketing de rede multinível

Em 1906 a empresa de Davide H. McConnel já possuía cerca de 10.000 distribuidores nos EUA.

Em 1910 o número de vendedores já chegava a mais de 100.000, três anos depois as empresas que atuavam com o modelo de vendas diretas se uniram para criar a Associação de Agentes de Crédito que mais tarde se tornou a Direct Selling Association (DSA), a maior associação de empresas de vendas diretas do mundo.

No ano de 1939 a California Perfume Company passou a se chamar AVON, empresa que nos dias atuais possui mais de 6 milhões de distribuidores em mais de 140 países.

2. Início do Network Marketing – O Marketing Multinível

No mesmo ano do surgimento da marca Avon, nasceu também outra empresa fundamental para a criação do marketing multinível.

Durante os anos 30, o Doutor Carl Rehnborg criou a California Vitamins e desenvolveu o primeiro produto multivitamínico e de suplemento mineral norte-americano em 1934.

 historia das vendas diretas, historia do multinivel, como surgiu o Marketing Multinível
Carl Rehnborg em seu laboratório nos anos 30

Em 1939, Carl Rehnborg fundou a NUTRILITE para distribuir seu produto.

Uma peculiaridade do sistema de vendas foi que grande parte do distribuidores também eram consumidores e se encarregavam de fazer a propaganda boca a boca, recomendando o produto baseados na própria satisfação pessoal e assim cada vez mais dos novos clientes se convertiam em novos distribuidores.

brownie wise, networker factory, historia das vendas diretas, historia do multinivel, como surgiu o multinivel, california perfume company, inicio do multinivel, evolucão do multinivel, historia do network marketing
O produto de Carl Rehnborg foi o primeiro multivitamínico comercial fabricado na América

 

Como recompensa as pessoas eram retribuídas pelas indicações de novos distribuidores e também pelas vendas realizadas por eles, assim nascia o primeiro esboço do que hoje conhecemos como Network Marketing, distribuição em rede ou multinível e que mais tarde se tornaria o primeiro plano de compensação da indústria do Marketing de Rede.

Em 1946 foi fundada a Tupperware, empresa especializada na produção de recipientes usados na conservação e preparação de alimentos, a Tupperware também seguia os fundamentos do marketing de rede e ganhou destaque por promover reuniões caseiras para apresentação seus produtos que eram comercializados através da venda direta.

brownie wise, historia do Marketing Multinível
Reunião de apresentação da Tupperware

Em 1958 a Nutrilite passou por graves problemas financeiros que levaram dois de seus melhores distribuidores decidirem criar sua própria empresa seguindo o mesmo modelo de distribuição.

Richard DeVos e Jay Van Andel, descendentes de imigrantes holandeses fundaram no ano seguinte a AMWAY, eles começaram com um único produto, um limpador multiuso doméstico chamado LOC (Liquid Organic Cleaner), cuja patente havia sido comprada de um químico de Detroit.

Fundadores da Amway - Marketing Multinível
Richard DeVos e Jay Van Andel

No primeiro ano eles faturaram USD 500.000,00 e ao final da década de 1960 a AMWAY tinha um catalogo com mais de 200 produtos, 700 funcionários e 100.000 distribuidores nos Estados Unidos e no Canadá, mais tarde (1994) a Amway acabou dona da Nutrilite.

Marketing Multinível - Amway

A Amway acabou que por definir as características que se tornariam bases do Marketing de Rede e o negócio tornou-se interessante não só para vendedores como para pessoas com visão empreendedora.

3. Consolidação da Indústria do Multinível – Marco Legal

Na década de 1970 o Marketing de Rede se expandiu fortemente nos EUA e paralelamente aumentaram também as polêmicas e discussões sobre a legalidade do modelo de negócio, acusado de ser um negócio ilegal como esquemas de Ponzi, vulgarmente conhecido como pirâmide financeira.

A Comissão Federal de Comércio dos os EUA (FTC) abriu uma investigação rigorosa sobre o modelo de funcionamento e a sustentabilidade do Networking Marketing que durou quatro anos.

Em 1978 foi criada a World Federation Direct Selling Associations (WFDSA), com o objetivo de regular os padrões e as regras do modelo de vendas diretas em nível internacional.

Em 1979, depois de vários estudos e documentações a FTC concluiu sua análise e deu o veredito final considerado o Marketing de Rede um modelo legal de negócios. Até então havia uma forte competição entre as empresas legítimas de marketing de rede e aquelas conhecidas como pirâmides. Essa onda teve fim quando a Comissão Federal de Comércio, o órgão de fiscalização americano, decidiu que o marketing de rede e todas as empresas que faziam parte de negócio eram legítimas.

Nesse mesmo ano,  a indústria de Marketing de Rede começou sua expansão internacional com a Amway abrindo sua primeira filial em Tóquio, a Amway Japan Limited (AJL).

Em 1980 nasceu outro nome de peso no Marketing Multinível, a Herbalife, fundada por Mark Huges a empresa teve um crescimento vertiginoso, em poucos anos atingiu faturamentos milionárioss e expandiu para fora dos EUA.

Mark Hughes
Mark Hughes

Mark Hughes começou a vender os produtos com a marca Herbalife no porta-malas do carro, ele dizia que o motivo de ter começado a Herbalife surgiu com a preocupação com perda de peso da sua mãe, cujo o falecimento precoce foi causado por distúrbios alimentares e má condução na sua perda de peso.

Nas décadas seguintes o Marketing Multinível continuou crescendo e abrangendo uma ampla gama de empresas e produtos. Atualmente o modelo de negócio cresce mais que qualquer economia, contando aproximadamente com 40 milhões de distribuidores ao redor do mundo.

Gradualmente as pessoas estão perdendo o preconceito em relação as empresas de Multinível e finalmente encarando o Marketing de Rede como um negócio como um outro qualquer.

O Marketing de Rede não é sinônimo de dinheiro fácil, para ter sucesso é exigido estratégia, estudo, dedicação, perseverança e muito trabalho.